Olhares educacionais voltados para os resíduos

o relato de uma prática

Autor/innen

  • Luciane Knüppe-Rocha Colégio Anchieta
  • Marcela Ines Espinoza Rivas Colégio Anchieta

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i2.159

Schlagwörter:

Educação ambiental, Resíduos sólidos, Ensino Fundamental, Ecologia

Abstract

Neste trabalho, pretende-se demonstrar a repercussão do trabalho sobre resíduos sólidos desenvolvido no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre-RS. A abordagem dessa temática deve-se à importância de implantar a cultura da sustentabilidade e da destinação correta dos resíduos sólidos desde os primeiros anos escolares. Para atingir os objetivos propostos, foram cumpridas as seguintes etapas: a) exploração do assunto com os personagens da Turma da Mônica; b) construção de cartazes; c) uso de um jogo; d) construção de objetos com materiais recicláveis; e) coleta seletiva na hora do lanche. Os resultados indicam que as crianças desenvolveram o hábito da separação correta e o uso racional dos recursos naturais.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Luciane Knüppe-Rocha, Colégio Anchieta

    Mestre em Educação, Especialista em Educação Infantil, Pedagoga e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional. 

  • Marcela Ines Espinoza Rivas, Colégio Anchieta

    Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (UNINTER). Graduada em Licenciatura e Bacharela em Ciências Biológicas (UFRGS). 

Literaturhinweise

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2009. São Paulo: Abrelpe, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2010. São Paulo: Abrelpe, 2010.

BOUJON, Christophe; QUAIREAU, Christophe. Atenção e aproveitamento escolar. São Paulo: Loyola, 2000.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Versão Preliminar. Brasília, 2010. Disponível em: www.mma.gov.br/estruturas/253/_arquivos/versao_preliminar_pnrs_wm_253.pdf. Acesso em: 19 set. 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Resolução 275 do CONAMA; Estabelece código de cores para diferentes coletores e transportadores. Brasília: CONAMA, 2001.

FELIX, Rozeli Aparecida Zanon. Coleta seletiva em ambiente escolar. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, 2013.

GARCEZ, Lucília Garcez; GARCEZ, Cristina Garcez. Lixo – coleção Planeta Saudável. São Paulo: Callis Editora, 2010.

GUARESI, Ronei. Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 51-62, jan./jun. 2014.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KLEIN, Luiz Fernando (Org.). Educação Jesuíta e Pedagogia Inaciana. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

LOUREIRO, C. F. B. Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em Educação Ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R.S. (org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo, Cortez, 2000.

MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2005.

PEC. Projeto Educativo Comum. Edições Loyola, 2016.

RAMOS, Daniela Karine. Cognoteca: uma alternativa para o exercício de habilidades cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 63-75, jan./jun. 2014.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Resíduos. De onde vem? Para onde vai? São Paulo: Editora Moderna. 1997.

TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, cidadania e educação. Departamento de Multimeios. Unicamp: Tetra Pak Ltda, 1998.

Veröffentlicht

2017-12-31

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

KNÜPPE-ROCHA, Luciane; RIVAS, Marcela Ines Espinoza. Olhares educacionais voltados para os resíduos: o relato de uma prática. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 2, p. 66–73, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i2.159. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/130. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

91-100 von 267

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in